quarta-feira, 6 de março de 2013

Diário de Bordo - Dia 2

Montijo - Vendas Novas

Malas feitas, fomos dormir... Fechámos os olhos e passa-nos tudo pela cabeça até nos deixarmos dormir (já tarde).
O irmão da Telma e uma amiga dormiram em nossa casa, quando o despertador tocou, andou tudo numa correria... gritos para aqui, roupas para ali... Muitas dúvidas e incertezas pairavam na nossa cabeça mas não queríamos dar a entender aos outros.
Tivemos a visita de um amigo do Tiago antes de sairmos de casa e um outro amigo foi ter connosco para nos acompanhar. Qual o nosso espanto quando chegámos ao ponto de encontro, em frente à Igreja, e vemos cerca de 30 pessoas à nossa espera! O Grupo de Ciclismo do Afonsoeiro, amigos ligados à loja Mais Pedal, família e alguns curiosos que por ali passavam, todos eles deram-nos muita força e desejaram-nos sorte nesta aventura. Tirámos bastantes fotografias, despedimo-nos com emoção das pessoas mais queridas e partimos.O grupo de Ciclismo do Afonsoeiro acompanhou-nos até pouco antes das Faias e seguiram a sua viagem, já os nossos amigos da Mais Pedal deixaram-nos em Loja Nova, depois de nos terem oferecido uma bela bifana num restaurante onde o senhor, depois de ver o jornal e a nossa história, nos prometeu que, se quando terminássemos a viagem voltássemos ao restaurante, nos oferecia um Cozido à Portuguesa e até nos tirou uma fotografia para se lembrar da nossa cara!
Depois da barriga cheia, continuámos sozinhos e tivemos uma sensação estranha. Sabíamos que a partir dali estávamos por nossa conta e, além disso, tivemos mais tempo para pensar, recordar e lacrimejar. Algumas pessoas que deixámos no Montijo, são muito importantes para nós, faziam parte do nosso quotidiano e é duro o choque inicial mas sabemos que essas pessoas não desapareceram e que estarão sempre conosco!
Chegámos a Vendas Novas por volta das 15 horas, encostámos a Abília, sentámo-nos num banco junto à estrada, sacámos de um saco de gomas oferecido, adoçámos a boca enquanto olhámos para o Infinito e, não tendo nada no pensamento, pensávamos em tudo.
Tivemos ali uma hora, até que apareceu a família do Tiago, o irmão da Telma e um amigo. Fomos comer as famosas Bifanas de Vendas Novas e uma canjinha quente que soube a ouro! Aquele convívio foi agradável e aproveitámos cada minuto.
A parte mais dificil, a despedida definitiva, trouxe com ela mais umas lágrimas... Recebemos centenas de conselhos como se não houvesse amanhã e ouvimos “Toma bem conta dele/a!” de ambas as partes. Não sabem eles que cada um de nós vê a vida do outro mais importante que a própria.
Quem se lembra do Kim, o coreano que ficou em nossa casa há um tempo? Antes de chegar a nossa casa, passou por Vendas Novas e teve um amigo de Warmshowers que lhe ofereceu casa, falou-nos maravilhas dele e deu-nos o seu contacto. Onde acham que passámos a noite? Pois é! Na casa desse mesmo amigo, Artur!
O Artur esteve a trabalhar durante o dia, por isso, só se encontrou conosco por volta das 19 horas. Depois de falarmos, apercebemo-nos que o supermercado que estava a um metro de nós era dos pais dele e que, por coincidência, não os encontrámos antes. Colocámos a Abília nas traseiras do supermercado e fomos jantar. Toda a familia foi extremamente simpática e atenciosa, conversámos e comemos bastante! Comidinha caseira e pão alentejano e como o Artur já tem experiência em viagens deste género tivemos muito que conversar! Para nos instalarmos, tivemos que nos montar na Abília e andar uns 2 km para trás até à casa do Artúr. Disse “casa”? Desculpem, Palácio! Linda, bem decorada e bastante espaçosa. Adorámos o nosso quarto e o banho quente.

Podem ver as fotografias deste dia, aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário